top of page

Anatomia Vegetal na Escola

Partes do microscópio

 

 

Primeiro, vamos recordar as partes de um microscópio ótico do tipo biológico, que é o que vamos tratar neste site e em nosso projeto. Atualmente, utilizamos microscópios compostos, com uma ou duas oculares, ou seja, a(s) lente(s) em que colocamos o(s) olho(s) para observar a amostra; e geralmente de 3 a 5 lentes objetivas, ou seja, as que ficam perto do objeto.

     A(s) ocular(es) costuma(m) ser de 10x (dez vezes), embora seja comum a(s) de 16x. As de 10x tem a vantagem de permitir um campo bem amplo e são mais fáceis para fotografar com a câmera digital. Já as objetivas costumam ser em número de 4, a saber: 4x, 10x, 40x e 100x. Para se trabalhar com a de 100x, tem de se colocar o óleo de imersão. Raramente se utiliza essa lente, pois sua imagem é mais escura e o uso do óleo é trabalhoso, pois sempre tem de se limpar a lâmina e a objetiva após utilizá-lo. Para pesquisa, os microscópios podem também ser equipados com objetiva de 2x (mais raramente) e de 20x, afora outros aumentos excepcionais.

      As objetivas ficam presas em um disco giratório, chamado revólver, que nos permitie realizar trocas rapidamente, de acordo com o nosso interesse durante a observação.

      Antigamente, era muito comum o microscópio ter um espelho na base para captar a luz de uma fonte externa e direcionar para o objeto. Atualmente, os microscópios, desde os mais simples, costumam ser equipados com uma fonte de luz elétrica embutida.

Microscópio de um modelo mais simples

 

A figura abaixo ilustra um microscópio bem simples, que podemos considerar como sendo quase um brinquedo, mas que permite a obtenção de imagens relativamete satisfatórias para as atividades de ensino. No caso, trata-se de um microscópio monocular (com uma única ocular) e com três objetivas. Na platina, que é a peça em que apoiamos a lâmina com a amostra para observação, existem duas presilhas. A lâmina deve ser movimentada diretamente com a mão. O diafragma é extremamente simples, consistindo em um disco com furos circulares de diferentes tamanhos. Além disso, possui um único parafuso focalizador.

Microscópio de um modelo com mais recursos

 

A figura abaixo ilustra um microscópio de boa aplicação para o ensino, que nós consideramos como sendo semiprofissional. Este é um microscópio binocular (na foto, a outra ocular está oculta, atrás da que aparece), com um revólver portando 4 objetivas. A platina é equipada com uma peça denominada "charriot", que tem uma presilha e dois parafusos. Mediante o acionamento dos parafusos do "charriot", podemos movimentar a lâmina sobre a platina com muito mais precisão. Também, este microscópio tem dois parafusos focalizadores: o macrométrico e o micrométrico. O primeiro permite uma movimentação mais rápida da platina, e o segundo, uma movimentação mais lenta, porém bem mais precisa. ATENÇÃO: Só utilizamos o parafuso macrométrico com a objetiva de menor aumento (4x).

Dica

 

Se sua escola pretende obter microscópios e os recursos financeiros são limitados, procure dar preferência a microscópios como o segundo modelo aqui mostrado, porém sendo monocular - pois muitos alunos não conseguem ver com os dois olhos ao mesmo tempo - e com apenas três objetivas - 4x, 10x e 40x, pois a de 100x quase nunca se usa, que também é a mais cara dentre as que foram citadas. Consideramos que essa configuração proporciona a melhor relação custo/benefício.

bottom of page